quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SAINDO DE CENA...


...temporariamente, é claro.

Este ano foi muito especial para mim e foi importante compartilhar isso com vocês. Comecei a metamorfose, trabalhar menos em algumas coisas, trabalhar mais em outras, ser mais mãe, ter mais tempo, diminuir o ritmo, aumentar o nível do desafio pessoal, criar um blog, estudar mais, ler mais, ficar mais tempo com a família, os amigos, ter mais paciência, deixar de lados coisas que achava importante, importar-me mais com as coisas que realmente importam...

Sou hoje um ser em transição, um ser em transformação, um ser em busca de evolução, tentando (e às vezes conseguindo) dar o meu melhor para vivermos todos num mundo melhor e mais justo. Obrigada pela companhia, agora eu vou descansar e curtir, nos vemos em breve!
FELIZ 2010!!!!
Hegli

Esvaziando os armários de nossa vida

"Todos os anos há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário. Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado.
Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido "espetacular” ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos. Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê. Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantêm guardado, só lhe traz energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.
Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente. Dê uma olhada séria no que anda guardando lá. Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia. Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.
Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento. A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas.
Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais. Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa "faxina interior". Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.
Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve.
Liberdade de experimentar o desapego.
Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem".
(TEXTO: Corrado Spallanzani)

sábado, 19 de dezembro de 2009

COP 15 TERMINOU, MAS AINDA HÁ MUITO POR FAZER!

Por www.tictactictac.org.br
Não temos ainda o tratado justo, ambicioso e legalmente vinculante que milhões de pessoas por todo o planeta exigiram. Mas é impossível não sentir uma enorme esperança, vendo um movimento que cresceu tanto, tão rápido. Os “lideres mundiais” ainda podem fazer o que é preciso, e entregar o que devem à Humanidade. Não esperamos menos, e não aceitaremos menos. 2010 será um ano de muitas realizações: os governos do planeta ainda têm muito que fazer. E nós também!

Apesar de mais de 120 “líderes mundiais” terem ido a Copenhague, eles foram incapazes de resolver os obstáculos que bloquearam o caminho para um resultado decente. Desapontamento e decepção são os primeiros sentimentos pelo que eles não fizeram. Apesar disso, é impossível pensar nas últimas duas semanas e não sentir uma enorme esperança! Vimos ao longo deste ano o rapidíssimo crescimento de um processo de articulação e mobilização social, no Brasil e em todo o planeta, que não arrefecerá. Milhões de pessoas e centenas de organizações, em praticamente todos os países do mundo, estão agora despertas e conectadas em torno da questão do clima, demandando medidas urgentes, com efetividade e justiça climática.

Nós, brasileiros, além de esperança devemos sentir um grande orgulho, pelos resultados de nosso trabalho. Sem sombra de dúvida, a mobilização da qual a campanha TicTacTicTac e seus parceiros são partes fundamentais, foi um fator decisivo na posição adotada pelo Brasil na CoP15, sintetizada no discurso e nas ações do presidente Lula, especialmente nos dias 17 e 18 de dezembro. Agora, esta é nossa palavra de ordem: Há Muito Por Fazer!

Resumimos assim nossa conclusão sobre a CoP15: os chefes de estado e diplomatas responsáveis por dar à sociedade mundial referências claras e instrumentos efetivos para o combate às mudanças climáticas falharam em Copenhague, e têm um dever a terminar. Também nós, sociedade civil global, temos muito que fazer, para manter a pressão e ampliar a mobilização pelo que queremos e precisamos. Leia mais no http://www.tictactictac.org.br/.

É isso, vamos trabalhar juntos. Precisamos cobrar muito sim, mas também nos comprometer e agir.
Hegli

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NESTE NATAL VAMOS TENTAR...


- respeitar a sua real tradição e resgatar a sua essência.
- economizar o tempo no shopping e dispensar mais tempo visitando velhos e queridos amigos.
- otimizar nosso dinheiro com presentes significativos, pensando no valor afetivo e não no valor monetário.
- degustar uma refeição boa e simples e conseqüentemente desperdiçar menos comida em ceias absurdamente excessivas.
- brindar o amor e a paz e não encher a cara e causar desconforto e constrangimento entre as pessoas que nos admiram e nos querem bem.
- agradecer a sorte de ter uma família, amigos e afins, mesmo que hajam e diferenças a resolver.
- confraternizar mais reclamar menos, ter mais generosidade, tolerância, paciência e carinho.
- refletir no modelo que foi o Cristo, sem pensar em religiões ou dogmas, mas na pessoa que perdoou sem distinção, tratou todos da mesma forma, sem preconceitos, falou numa linguagem simples e se fazia entender, fez o voto de pobreza e sobreviveu com o essencial até morrer sem questionar ou culpar a ninguém pelas suas mazelas.
Por uma Natal menos consumista e com menos desperdício, com mais caridade, compreensão, amor e igualdade! Isso sim seria um feliz Natal pra todos!
Queria aproveitar e indicar um texto bem bacana de outra blogueira, a Taís Vinha: Vamos Salvar o Natal!!! Curtam!
PS. Não publico comentários anônimos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

COP 15 ainda...

COP-15, de 7 a 19 de dezembro de 2009, Copenhague, Dinamarca

Tenho acompanhado as negociações do COP 15, tenho lido muito a respeito em diversas mídias. Ainda não há nada concreto além de muito blábláblá, porém acho que o saldo será positivo no final, apenas pelo fato de escancarar ainda mais um problema Global que é a responsabilidade dos governos pelas mudanças climáticas e preservação das espécies. Todos somos responsáveis, mas faltam leis especificas, falta cumprimento das existentes, falta respeito ao próximo, informações consistentes, orientação a população... enfim, os governos tem de estar na dianteira, não tem como fugir disto.

Mas... o que tem me deixado indignada, irritada mesmo, são tantas opiniões e críticas de ESPECIALISTAS sobre o assunto. Meu Santo Deus, eu não sabia que existia taaaaaannnto especialista com tantas soluções. Eles apontam o problema, tascam a solução, criticam os desempenhos, criticam a população, culpam fulano e ciclano... e eu pergunto: ONDE ESTAVAM ELES ATÉ AGORA?

Já que estão aí ao montes com tanta estatística, estudo, solução miraculosa porque não se juntaram bem antes e formaram a comissão dos especialistas. Apontar culpados é fácil. Filosofar sobre o tema é lindo, mas precisamos mais que isso... precisamos de menos especialistas em romance, ficção cientifica e auto ajuda. Precisamos mais de ações, de informações claras, precisamos da verdade na mídia, não do espetáculo e do achismo.

Desculpem me exaltar, mas é um desabafo desta humilde e iniciante “especialista” em realidade que vos fala que não agüenta mais tanta hipocrisia da mídia e nem sabe mais em que especialista acreditar de fato. Espero ainda que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos, e que tenha juízo e ética. E que desta vez consigamos resultados. Amém!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O MUNDO QUER UM ACORDO PRA VALER!!!!!


A COP15 começou! Mais do que nunca, temos muito a fazer. Aqui e agora!

Vamos fazer no próximo sábado um gigantesco dia de mobilização conjunta, no mundo todo!

Em São Paulo, a ação será na Av Paulista: calçada do Parque Trianon, sábado, 12/12, às 12:00.

Participem e ampliem: repliquem esta mensagem amigos e colaboradores!

Para saber de outras cidades ou organizar uma ação, visite:
www.tictactictac.org.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Faltam 05 dias para a COP-15 - Informativo semanal TicTacTicTac


A Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA, na sigla em inglês) é fruto de uma aliança inédita de organizações não-governamentais, sindicatos, grupos religiosos e pessoas que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos.
O objetivo da campanha é consolidar uma série de ações em diversos países, que culminarão em uma plataforma de orientações e reivindicações a ser apresentada durante a COP-15, realizada de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca.

Show de apoio à Campanha TicTacTicTac será realizando na véspera da COP-15, dia 06/12

Chamada para ação do dia 12 de dezembro: “O Mundo quer um Acordo Pra Valer”: Esta ação, programada para o dia 12/12/09, tem como foco realizar vigílias à luz de velas em cidades e comunidades em todo o Brasil, assim como montar murais (podem ser paredes, caixas empilhadas, banners ou qualquer outra forma de expressão que fique na história da cidade nas quais as pessoas possam deixar recados, mensagens e fotografias. A TicTacTicTac disponibilizará, como nos dias de ação anteriores, um mapa e formulário de inscrição de ações dentro do site que serão organizadas no Brasil pelos parceiros e apoiadores da Campanha. Maiores informações em breve!

I. - Atividades da Campanha TicTacTicTac
Gisele Bündchen apóia Campanha TicTacTicTac com filme
Campanha TicTacTicTac e parceiros entram no clima.

Show de apoio à Campanha TicTacTicTac será realizando na véspera da COP-15, dia 06/12
TicTacTicTac terá lista de ONGs Brasileiras que participam da COP15
A TicTacTicTac acompanhará passo a passo, tudo o que estará acontecendo na COP15. Fique por dentro das notícias, fotos e vídeos no site da Campanha e nas Mídias Sociais Facebook, Twitter e YouTube.

II. - TicTacTicTac na mídia
Planeta EXPN realiza especial cobre o Clima
Gaines Morrow Campbell III, do Instituto Vitae Civilis, concedeu entrevista sobre a COP-15 e o papel do Brasil na Radio Eldorado.
5 razões para ser otimista com o clima
Mutirão pelo futuro do planeta - Matéria no Estado de São Paulo (27.11)

III. – Atividades de parceiros/sobre mudanças climáticas no Brasil
Ciclo de atividades “A COP é aqui”.
Campanha TicTacTictac chega à Câmara de Vereadores de Fortaleza
Climate Action Network (CAN) entrega manifesto com requisitos mínimos da CoP15 para presidente Lula.

IV - Notícias - Campanha global Tcktcktck
Canpanha TckTckTck no rumo das 10 milhões de assinaturas! Até o momento, mais de 9,8 milhões de pessoas já assinaram o manifesto da campanha TckTckTck. Em poucos dias serão alcançados os 10 milhões, e todas estas assinaturas serão entregues aos líderes mundiais durante a COP-15.
Campanha TckTckTck divulga estratégias para Dia de Ação “O Mundo quer um Acordo Pra Valer”.
Cadastre-se para facilitar o contato com a mídia na COP-15.
Chamada para ato em frente à Embaixada dos EUA em Copenhague

V - O caminho para Copenhague: Saiba mais sobre as negociações internacionais
Obama apresenta metas de redução de GEE e confirma participação na COP-15
Obama e Pesidente da Índia anunciam parceria verde pelo clima, por segurança energética e alimentar
China apresenta metas ambiciosas para COP-15
Cientistas dão alerta sobre ritmo do aquecimento global

VI – Brasil no Clima
Delegação brasileira realiza reunião preparatória para COP-15: Ocorreu na última sexta-feira, dia 27 de novembro, a segunda reunião preparatória da delegação brasileira que estará na COP-15. Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, o encontro serviu como um momento para troca de idéias e sugestões que subsidiam a posição brasileira para a conferência em Copenhague. Participaram da reunião os representantes do governo e das ONGs.
MCT adianta dados preliminares do inventário nacional de emissões.
Brasil poderá perder R$ 3,6 trilhões até 2050 por causa das mudanças climáticas
Entidades defendem Código Florestal em Audiência Pública.

VII - Agenda de mobilização nacional
24 de novembro a 20 de dezembro – São Paulo: “A COP é aqui” - ciclo de atividades promovido pela Matilha Cultural, em São Paulo.
06 de dezembro – Show Tô no Clima. Parque Ibirapuera ás 10h
12 de dezembro – Action Day – O Mundo quer um Acordo Pra Valer

VIII – Agenda de mobilização internacional
7 a 18 de dezembro: COP-15 em Copenhague, Dinamarca.
12 de dezembro: Dia de Ação Global pelo Clima.

Veja os filmes da Campanha global e da TicTacTicTac:

Gisele Bündchen integra Campanha TicTacTicTac
Resumo das ações da Campanha TicTacTicTac (Nov/09)
Ações do dia 09.11 (Lula recebe Carta Aberta)
Ações do dia 24.10 – Dia Internacional da Ação pele Clima/350.org
Campanha TicTacTicTac - Beds Are Burning - Português
"Relógio" - com Cauã Reymond, apoio Oxfam
"Adaptação" - animação feita pela Y&R
Hora de Acordar global – 21.09


Facebook - http://www.facebook.com/tictacbr
Twitter - http://www.twitter.com/tictacbr
YouTube - http://www.youtube.com/tictacbr
--------------------
Quer divulgar suas notícias sobre a campanha TicTacTicTac?
Escreva para
apoio@tictactictac.org.br
As edições são fechadas toda 2a-feira, às 10h00.

Expediente
Este informativo é elaborado e divulgado semanalmente pela Campanha TicTacTicTac.
Jornalista responsável: Esther Neuhaus e Efraim Neto
Colaboração: Aron Beli nky, Sandra Sinicco, Rubens Born.
Endereço: Rua Itápolis, 1468 Pacaembu - São Paulo/SP - Fone: 11 3662 0957 - contato