quarta-feira, 23 de junho de 2010

A HERMENÊUTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Hermenêutica[1] e a Educação Ambiental[2] - O conceito de interpretação ocupa um lugar central nas correntes da filosofia e das ciências sociais contemporâneas que tem buscado incorporar o referencial filosófico hermenêutico. O método hermenêutico opera com um conceito de linguagem não óbvia, onde os sentidos nunca estão colocados previamente, mas se constituem numa relação dialógica de interpretação. Assim, o sujeito não é uma consciência solitária a desvendar sentidos prontos.

Bem ao contrário de uma possível visão objetivista de interpretação, onde interpretar o ambiente seria captá-lo em sua realidade, descrever suas leis, mecanismos e funcionamento, a abordagem hermenêutica busca evidenciar os horizontes de sentidos histórico-culturais que configuram as relações com o meio ambiente para uma determinada comunidade humana e num tempo específico e, com isto, abandonar um conceito "realista" ou "naturalista" de ambiente, onde este é reduzido as suas condições e leis físicas de funcionamento.

Ao adotarmos uma perspectiva interpretativa hermenêutica na Educação Ambiental, esta passa a operar com um conceito de ambiente constituído como realidade linguística, passível de diversas leituras. A "realidade ambiental", neste caso, não se distingue da realidade da interpretação ambiental e é dentro deste repertório de sentidos sociais que pode-se acionar ênfases e construir uma via compreensiva no campo complexo das relações entre natureza e sociedade.

O papel do educador, diante da perspectiva hermenêutica, poderia ser pensado como o de um "intérprete" dos nexos que produzem os diferentes sentidos ambientais em nossa sociedade. Ou ainda, um intérprete das interpretações. A hermenêutica prefere a noção de “sentido” a de “verdade”. Pelo pressuposto hermenêutico não existiria “a verdade” no singular, pois muitas são as formas de conceber o mundo, produzindo sentidos culturais diversos. Que tal pensarmos nessa opção epistemológica para a Educação Ambiental Contemporânea e o papel do educador ambiental em tudo isso?


[1] Orientação filosófica que toma a interpretação como fundamento da compreensão do mundo e produção de conhecimento.
[2] Este texto é parte do meu estudo do curso especialização em Educação Ambiental concluído em 2008.

sábado, 5 de junho de 2010

O DIA DO MEIO AMBIENTE


Que o Dia do Meio Ambiente não seja mais apenas um dia onde observamos políticos e celebridades plantando mudas de árvores diante dos flashes afoitos das revistas de conteúdos rasos.

Que o Dia do Meio Ambiente possa ser pensado além do verde, além da mata, além da fauna e da flora... que nesse dia possamos pensar em todos os meios ambientes, principalmente naquele em que vivemos. Que possamos plantar cordialidade, tolerância, generosidade, gentileza, amor ao próximo...

Que consigamos ir além, pois de nada adianta plantar mudas de árvores e flores se não conseguimos nem ser educados com nossos vizinhos ou se por diversas desculpas que arrumamos ainda não separamos o lixo em nossa casa, não usamos com moderação água e energia. Ou ainda se o nosso impulso consumista é muito maior que nosso impulso em preservar nosso Planeta Terra.

É um dia importante para refletirmos que podemos nos comprometer mais com pequenas mudanças em nossa rotina. Vamos plantar essa idéia?!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reflexões sobre o lixo

Situação : Show num domingo a tarde ao ar livre no Sesc Itaquera (SP). Todos se acomodam no gramado que serve de arquibancada. Algumas pessoas, como eu, estendem suas toalhas e junto da família e amigos fazem um piquenique enquanto assistem o show e aproveitam o dia de lazer. Não há um papel de bala no chão. A limpeza já inibe a ação de jogar lixo em qualquer lugar. Há lixeiras por todo o perímetro do parque. Dois rapazes passam constantemente entre “a platéia” para se antecipar em recolher os resíduos: um recolhe o reciclável, o outro o não reciclável.
Conclusão: Neste caso há planejamento sobre como lidar com os resíduos, distribuição das lixeiras com foco na coleta seletiva com manutenção adequada e ação de funcionários devidamente informados sobre o que devem fazer. Simples assim!
Neste mesmo dia eu termino meu delicioso piquenique, peço ajuda dos funcionários, coloco os recicláveis e não recicláveis em seus respectivos sacos coloridos e vou embora.
Show fantástico, tudo lindo, parque limpo. Nota 10!