domingo, 25 de julho de 2010

MOSTRA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Evento para as pessoas interessadas em conhecer, debater, somar, ensinar, cooperar, criticar, aprender, refletir, repensar, ouvir, falar e também praticar a tão falada responsabilidade socioambiental... Eu recomendo!

O EVENTO - Composta por uma Exposição e um Congresso, a Mostra de Responsabilidade Socioambiental tem como objetivo ser uma plataforma de divulgação das práticas de responsabilidade socioambiental realizadas pelos mais diversos setores da sociedade.
Com grande sucesso, este ano chega a sua 4ª edição, novamente com o compromisso de reunir empresários, governos e a sociedade civil, comprometidos com a criação de novos modelos de gestão, que contribuam para construção de uma sociedade mais inclusiva e pelo desenvolvimento sustentável, aliando o crescimento econômico à responsabilidade social.
Este ano, a ênfase retorna ao pilar do desenvolvimento social, com um tema principal que preocupa as empresas, a sociedade, o Brasil e o mundo: "Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento – Ação coordenada para a sustentabilidade global."
Maiores informações, programação e inscrições: http://www.fiesp.com.br/socioambiental/index.htm

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A ÁGUA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Vemos em toda parte campanhas e lembretes sobre economia e uso racional de água. As mensagens em geral consistem em dicas como:
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Manter a válvula de descarga sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível;
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira.

Isso é de extrema importância e todos temos que continuar a propagar estas dicas. Porém isto é só a ponta do iceberg. Segundo
dados relatados pela Onu, o destino da água doce usada pela humanidade está dividido da seguinte maneira: 8% doméstico; 22% indústria; 70% agricultura.

Significa, portanto, que desperdício de água ainda é muito maior quando há desperdício de alimentos. Este quadro mostra a quantidade de água utilizada para obter cada produto, ou seja, o valor hídrico de cada coisa:
1 quilo de açúcar - 100 litros de água
1 xícara de café - 140 litros de água
1 ovo                  - 200 litros de água
1 quilo de arroz - 2.400 litros de água
1 quilo de frango - 6.000 litros de água
1 quilo de carne - 15.000 litros de água

Mais alguns dados relevantes - Atualmente, das 10 mil toneladas de produtos que entram diariamente no CEAGESP, 1% (100 toneladas) vai para o lixo, isto significa 100 mil kg/dia, sendo que entre 30% e 50% do lixo é composto de alimento próprio para o consumo.
[1] Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.[2] Uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente. Isso significa uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.[3] Nas feiras livres do Estado de São Paulo mais de 1.000 toneladas de produtos alimentícios vão para o lixo todos os dias.[4]
Tenho até medo de fazer as contas para ver o quanto alguns desses itens dá em litros de água. Medo e vergonha!

Então, antes de ir ao mercado ou a feira sem uma boa lista do que realmente precisa, antes de ir ao restaurante e se empolgar com todas aquelas comidas gostosas que você não aguenta comer, antes de tirar aqueles alimentos velhos que estragam na geladeira, antes de jogar o resto de café todo santo dia na sua casa, pense em quanto de água você está desperdiçando, além do próprio alimento em si. Vamos começar a fazer essa conta?


[1] Fonte: Central de Abastecimento para o Estado de São Paulo. [2] Fonte: Caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003). [3] Fonte: Akatu, 2004. [4] Fonte: FAO – ONU, citado pelo livro do Mesa São Paulo – Ação contra fome e o desperdício

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dica: Notícias do Akatu / Sustentabilidade


Um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo

Dado é do relatório "Estado do Mundo - 2010"; versão em português já está disponível em PDF.


O Instituto Akatu e o Worldwatch Institute (WWI), organização com sede em Washington, lançaram na manhã de quarta-feira (30/6), a versão em português do relatório “Estado do Mundo – 2010”. O documento é uma das mais importantes publicações periódicas mundiais sobre sustentabilidade.

Clique
aqui para baixar o arquivo na íntegra.Produzido pelo WWI, o “Estado do Mundo” traz anualmente um balanço com números atualizados e reflexões sobre as questões ambientais. Este ano, em parceria com a WWI, o Akatu fez a tradução do documento para o português. Leia a notícia na íntegra.