quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O DIA DA CRIANÇA E O CONSUMISMO


No mês de outubro, há uma data que atualmente é a mais importante para as crianças depois do dia do aniversário e do Natal: o Dia das Crianças. E tem mais, nesse dia roupa não vale, tem que dar brinquedo (pelo menos é isso que a mídia nos diz a todo o momento).

Acho engraçado como arrumam dia para tudo e para todos, e o pior de toda essa história é que as crianças são as mais manipuladas e as mais manipuladoras em relação ao seu dia. A mídia bombardeia os pequenos com informações de brinquedos maravilhosos, itens com super inovações tecnológicas, as marcas são aliadas a famosos personagens... E são inúmeras as mensagens dizendo que a criança “tem que ter” isso ou aquilo para ser popular, ser aceita, ser “da turma” e por aí vai... para SER tem que TER.

E as crianças começam com a chantagem emocional abusiva, com argumentos absurdos e em muitas famílias com birras, pirraças e chateações. Para muitos pais é mais fácil comprar logo o brinquedo do que aguentar a manha, ou ainda mais prático do que dar uma negativa a criança e explicar que não vai ganhar porque não precisa.

Em casa meu filho perguntava para mim desde os 4 anos (hoje com 9): "Mãe, porque todas as outras crianças ganham presente do dia das crianças e eu não?" E eu, a mãe-neura-natureba-anticonsumista (definição que vi nos comentários do blog Ombusdmãe e adotei) respondia:
“Porque alguém inventou um dia para todos os pais e mães se enfiarem em lojas de brinquedos lotadas e darem brinquedos na mesma data para todas as crianças. Você ganha brinquedo quando nós achamos algum brinquedo muito bacana, independente do dia ser "da criança" ou não!- trato feito e estabelecido, e sem traumas, rs!

O blog Ombusdmãe publicou um post muito bom falando a respeito da matéria da Veja, O consumismo infantil na (dis)versão da Veja, onda a nobre revista diz que consumismo infantil é balela! Esta reportagem foi contestada em carta protesto enviada a Veja pelo Instituto Alana, que desenvolve um trabalho pioneiro e muito sério em relação ao consumismo infantil.
O instituto salienta em seu site que este “é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social.” E diz mais, que “ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia nos dias atuais e não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente”.

Ou seja, não é porque não se tem filho que a responsabilidade não seja de todos. Em casa, com os parentes, na escola, no trabalho vamos dizer não a essas imposições absurdas que são colocadas a todas as crianças e adolescentes diariamente.

Do ponto de vista da sustentabilidade, creio que eles precisam entender que podem viver com o essencial, que devem se perguntar se precisam realmente comprar tudo o que é lançado, observar os seus armários abarrotados de brinquedos que eles não utilizam. E com nossa orientação as crianças e os adolescentes precisam aprender a se contentar com o que tem, em ter um pouco de cada vez, a brincar uns com os outros, a inventar brincadeiras e a consumir menos se ainda quiserem ter esse planeta Terra para morar quando forem adultos. 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA



Olá!!! Estive um pouco sumida, me concentrando em escrever um projeto de educação voltado para artes e confesso que isso sugou todo o meu potencial criativo nesses últimos 30 dias. Ou poderia até dizer que esse potencial foi todo direcionado para a elaboração do projeto, pois é a primeira vez que faço isso tudo sem uma equipe, ”quase” sozinha.

Quase sozinha porque tive ajuda de um grande amigo, o Marcelo Braggion, que foi quem me incentivou a iniciar todo o processo, e foi o co-autor de muitas partes importantes desse filhote que nasceu oficialmente hoje. Inscrito, postado e enviado devidamente, como manda o figurino.

E pensar que a inspiração nasceu de uma experiência recente como professora de artes, contada aqui nesse blog no ano passado. Foi com aquela metamorfose que tive chance de constatar a necessidade de aproveitar a bagagem de todas as manifestações artísticas e culturais encontradas naquela comunidade.

O tema do projeto – ATELIÊ MULTICULTURAL - foi escolhido a partir da observação da tendência positiva destes jovens ao aprendizado de linguagens artísticas, do potencial criativo pouco aproveitado, da condição plena deles em vivenciar novas áreas do conhecimento, fator determinante ao estímulo à pluralidade cultural e ao desenvolvimento humano.

Hoje coloquei nos Correios a proposta que será avaliada por um comitê e quem sabe, em alguns meses, tenho alguma novidade para contar aqui no blog. Estou na contagem regressiva, agora é torcer por um resultado positivo!

Sinceramente... estava com saudades deste nosso cantinho! Até breve!