quinta-feira, 24 de março de 2011

2º FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE


Começa hoje em Manaus o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade – um dos principais eventos do globo com o objetivo de debater o tema. Com o slogan "Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta", o encontro reunirá lideranças empresariais, políticas e ambientais de todo o mundo em prol do desenvolvimento sustentável.

De acordo com os organizadores, o objetivo do Fórum é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e para o mundo. O encontro foi aberto pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e no primeiro dia tem a palestra do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com o tema "Políticas Públicas a Favor da Sustentabilidade". No mesmo dia se apresenta ainda o diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein, que fala sobre o tema "Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis".

O segundo dia terá a participação do fundador e presidente do Grupo Virgin, com a palestra sobre "Estratégias Empresariais para a Descarbonização da Economia". Em seguida, o autor e ativista ambiental Adam Werbach, com o tema "Internalizando a Sustentabilidade nas Empresas", entra em cena. O líder ambientalista, autor e empresário Paul Hawken com a conferência "Mantendo a Visão e a Motivação para chegar à Sustentabilidade"; e um debate com os dois últimos sobre "Como colocar o Negócio a Favor do Planeta".

No terceiro e último dia há ainda a ilustre presença do ex-presidente americano Bill Clinton, com a palestra "Mobilizando Parcerias Público-privadas para Promover o Desenvolvimento Sustentável". Já o senador Eduardo Braga ficará a cargo de apresentar a “Carta do Amazonas: Manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

Uma das principais propostas do evento, além da organização dos debates, é adotar oito grandes medidas socioambientais práticas no decorrer do fórum:
> Preocupação com os materiais empregados no evento;
> Seleção de fornecedores (com políticas socioambientais e locais, de preferência);
> Logística para prestadores de serviços;
> Logística dos participantes e palestrantes;
> Infraestrutura do local do evento;
> Materiais de divulgação;
> Quantificação do impacto ambiental quanto às emissões de CO2 (inventário de emissões de gases de efeito estufa);
> Compensação ambiental ou neutralização de carbono. Realizada com projetos de tecnologia limpa, certificados.
Além das ações citadas, a metodologia adotada para a quantificação do impacto ambiental obedece ao Protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol) e às diretrizes do Evento Neutro, programa voluntário de ação e educação ambiental contra as mudanças climáticas.