quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA E ÉTICA


A ecologia surgiu, no campo das ciências humanas, como uma área voltada para o estudo das relações entre os seres vivos e com ela a noção de ecossistema justamente quando se colocou a necessidade de não ver os seres vivos de modo isolado, mas de perceber as interações que ocorrem nas trocas de energia e matéria, entre o meio e os seres vivos, formando ciclos e fluxos contínuos.

Aplicada a visão transformadora da educação em situações de crise, a ecologia aponta para a busca de compreensão das causas que geram o desequilíbrio nas relações entre os seres vivos, incluindo os comportamentos destrutivos dos humanos. Enquanto fundamento para uma ação educativa, essa compreensão ajuda a identificar alguns pontos onde o espaço habitado com os demais seres vivos foi desviado do equilíbrio do todo, justamente por conseguir estudar estas relações sob a visão holística. A visão ecológica, portanto, é de suma importância no estudo da educação ambiental, pois permite rever a nossa atitude sob a visão da ética que são os valores que orientam as nossas ações pessoais e coletivas, aquilo que julgamos certo e errado, o que valorizamos ou desprezamos em nós mesmos e na natureza.

Podemos ainda pesquisar, conhecer e analisar, nos inspirando em muitos exemplos de outras culturas diferentes da nossa, que criaram e ainda preservam modelos ecológicos de compartilhamento do espaço ambiental em perfeito equilíbrio. Numa visão mais abrangente, podemos afirmar que ética e ecologia são inseparáveis. Há sociedades, por exemplo, onde a natureza é alvo de uma reciprocidade, onde os sentimentos, afetos e gestos humanos se dirigem aos demais seres vivos, vegetais, minerais e outros componentes da natureza.

Dentro da proposta da Educação Ambiental, quando damos ênfase à Ecologia, estamos ressaltando o fato de que cabe a espécie humana a responsabilidade pela preservação ou destruição da vida no nosso planeta. Educação Ambiental, Ecologia e Ética juntas representam uma tendência na mudança de valores e comportamentos que são pontos fundamentais para enfrentar o caos ambiental, fruto de uma espécie de patologia maligna coletiva que contaminou a consciência humana. Aliás, que seja no mínimo amenizada já que não pode ser revertida. É tempo de pensar seriamente sobre isso não acham?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MUDANÇA DE HÁBITO - PARTE 2


Em agosto de 2009 eu fiz neste blog um questionamento a mim mesma e também as pessoas que pretendem se envolver com a educação ambiental: “será que fazemos a nossa mudança antes de propor isso aos outros?”
Nesse texto eu listava hábitos bons que eu já tinha e outros que eu precisava modificar ou melhorar, afinal eram hábitos cultivados durante muito tempo, que são difíceis de mudar, mas não são impossíveis. E com grande satisfação percebo que melhorei um bocadinho mais. Então, hoje, incluido mais alguns itens nas duas listas:

-meus bons hábitos são
1-
Aproveitar bem os alimentos frescos incluindo sempre que possível casca, talo e folhas
2-Fechar a torneira ao escovar os dentes
3-Doar roupas, sapatos e acessórios quando comprar algo novo
4-Sempre que possível dispensar o uso de descartáveis
5-Sempre apagar a luz ao sair dos ambientes
6-Comprar peças em brechós
7-Comprar livros em sebos
8-Utilizar o máximo possível a luz do sol para iluminar os ambientes
9-
Tomar banhos curtos
10-Comer carne no máximo uma vez por semana
11-Usar a vassoura e balde ao invés de mangueira
12-Utilizar folha de papel imprimindo dos dois lados
13-Evitar mercadorias com muitas embalagens
14-Reaproveitar alimentos transformando-os em sopas, caldos ou bolinhos
15-Separar corretamente o lixo para reciclagem
16-Usar a água da lavagem de roupa para lavar o quintal
17-Lavar roupa aproveitando a carga máxima da máquina
18-Passar a roupa uma vez por semana
19-Usar sacolas de pano para fazer compras
20-Usar menos produtos de limpeza 
21-Usar menos papel toalha e guardanapo de papel
22-Fazer revisão do carro para garantir menor poluição ao ar
23-Consumir menos alimentos industrializados e mais alimentos orgânicos

- o que preciso melhorar (ainda)
1-Preferir embalagens retornáveis
2-Trocar o restante das lâmpadas da casa de incandescentes por fluorescente
3-Utilizar menos o carro (andar mais a pé)
4-Usar menos o ar condicionado do carro
5-Abrir menos a geladeira e o freezer
6-Lembrar de tirar o carregador do celular da tomada
7-Lembrar de tirar aparelhos do stand by quando terminar de utilizá-los

E você, já fez a sua lista? Que tal começar agora...