segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & HIGIENE PESSOAL

Hoje serei breve, pois tenho pilhas de coisas para corrigir da escola e outros trabalhos paralelos que tem sugado todo o meu tempo disponível. Isso inclui sugar o tempo de me dedicar e escrever calmamente sobre o assunto que mais amo: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Porém, a rotina como professora de artes na escola estadual continua provocando em mim os mais bizarros sentimentos e questionamentos. O que é bom para minha METAMORFOSE!

Mesmo não podendo escrever como gostaria, leio diariamente os jornais e notícias especificas das questões ambientais contemporâneas no Brasil e no restante do mundo. Faço isso todas as manhãs, é uma rotina boa que criei há muitos anos. Então saio para dar aulas após e almoço e me deparo com um outro mundo. Não me parece o mesmo mundo que li a respeito horas antes...

Hoje, por exemplo, parei uma aula na sexta série para falar de higiene pessoal porque eu não conseguia me concentrar em dar aula numa sala que cheirava mal (à beça), uma mistura de suor, azedume, roupa fedida, falta de banho... com o calor humano da volta do recreio era o apocalipse. Para quebrar o gelo, falei que a sala estava com cheirinho de cachorro molhado e lã queimada e que eu não estava aguentando. Foi uma risada só.


Foi um gancho para entrar no assunto e pedir para eles citassem o que achavam ser O BÁSICO em higiene pessoal e fui listando na lousa: tomar banho "com sabonete" diariamente, lavar muito bem embaixo dos braços, cortar as unhas, lavar bem o cabelo, lavar as mãos várias vezes ao dia, escovar os dentes, usar desodorante (afinal, nessa idade os hormônios começam as entrar em ebulição)...

Falei também que roupa pode ser velha, pode ser furada, mas nem por isso pode ser suja, suada, mal cuidada e que eles já tinham idade de cuidar de suas coisas pessoais, que era legal ser cheirosinho, pentear o cabelo e não ter chulé e mau hálito... Tive que brincar para não ser indelicada, falei no geral para não constranger. Fui obrigada a parar a minha aula de artes para dar aula de higiene pessoal básica que eles deveriam ter em casa. E sei que terei que fazer isso em todas as outras salas que leciono.

Sim, isso É EDUCAÇÃO AMBIENTAL também... afinal o AMBIENTE ali estava em desequilíbrio. Eles estavam precisando refletir sobre seus hábitos de higiene e eu estava precisando de um pouco de ar... puro e fresco de preferência! rs

4 comentários:

Tais Vinha disse...

Hegli, incrível este seu texto. A gente preocupada com limpeza de ruas, córguinhos e planeta e uma parcela enorme da população mal sabe como se limpar. Esse problema deve ser generalizado. Na última reunião de pais da escola do filho da nossa empregada, o assunto foi higiene pessoal. Os professores literalmente ensinaram as mães a dar banho, cortar unha e etc antes de mandá-los pra escola. Que mundo distante do nosso, não?

Mas acho que muitas trabalham e nem sabem em que estado os filhos vão pra escola. Ou não tem banheiro. Li um texto do Helio Gaspari afirmando que uma das grandes conquistas do governo Lula foi o barateamento do material de construção que possibilitou a obtenção de um banheiro nas casas pobres. Um banheiro!

Tenho uma sugestão pra você: entre em contato com um grande fabricante de produtos de higiene pessoal, tipo Unilever e peça uns brindes. Desodorante, sabonete, pasta de dente, escova. Daí distribui pra garotada, como incentivo. Vc também pode colocar na pauta a arte corporal (tribal, indígena, artística, tattoo), como forma deles terem maior percepção do próprio corpo e ficarem mais atentos. Se não rolar, organiza uma gincana, rifa, junta latinha, ou algo do tipo, para juntar dinheiro e comprar um kit higiene pra meninada.

Se quiser, a gente arma algo na rede. Um movimento pró meio ambiente corporal. Bjs!

E sobreviva. Adorei o porquinho!

Hegli disse...

Pois é Taís, isso não é mesmo “bizarro”? Ando me surpreendendo a cada dia que passa.

Em tempo: hoje dei aula na sala que dei a explicação sobre higiene e adivinha???????
Todo mundo de cabelo lavado e penteado, cheirosos e arrumados.
Entrei e falei: NOOOOOOOOOOSSA QUE DELICIA VER MEUS ALUNOS TÃO CHEIROSINHOS, NEM PARECEM OS MESMOS QUE ESTAVAM AQUI ONTEM... foi só risada e vi aquele monte de olhinhos brilharem. É isso, tem que cobrar, mas tem que reconhecer quando eles avançam, mesmo quando avançam só um tiquinho.

Sobre o banheiro nas casas pobres, isso é verdade purinha. Trabalhei os últimos 5 anos em uma empresa de saneamento ambiental e isso se comprova. Durante um projeto do Ministério das Cidades, tive a oportunidade de conversar com um experiente educador ambiental que percorre todo esse Brasil e ele me contou sobre a dificuldade de inserir o “uso do banheiro” em algumas regiões. Achei surreal.

Adorei sua sugestão sobre os brindes de produtos de higiene pessoal, a atividade corporal já é tratada em artes, mas não como forma deles terem maior percepção do próprio corpo da forma que pretendo. A abordagem é superficial e posso incrementar com uns toques camuflados nas atividades propostas. Valeu mesmo!!!!

E esse lance do MOVIMENTO PRÓ MEIO AMBIENTE CORPORAL é uma coisa pra se pensar viu, juntando meu testemunho com o da escola do filho de sua secretaria do lar, percebe-se que a situação está realmente grave... vamos ver se o seu pessoal (do Ombudmãe) pode nos ajudar com sugestões. Estou na luta... e sobrevivendo, rs!!!

Bjus e obrigada pelo incentivo nessa minha nova jornada

Renata (impermeável a) disse...

Hegli,

Vivemos em uma nova fase. Nos ultimos 10 anos as coisas evoluiram muito e a situação melhorou muito para as pessoas menos desfavorecidas. A questão agora é: não se tendo mais fome, para onde vamos?
Vamos pegar o dinheiro que temos a mais e pegar tinta para "pintar o cabelo de loiro"? Para comprar a calça justa da moda? Ou para melhorar a educação e cultura dos nossos filhos?

Difícil tirar a responsabilidade da familia...Mas, talvez seja a geraçao que o AINDA o poder público tenha que tomar as rédeas.
Assim, nesta geraçao tenhamos que ensinar nas escolas como tomar um banho e cuidar das proprias coisas e para os filhos deles eles ensinem porque para eles era uma prática comum!

A escola é a manisfestão da poder público, sendo assim, apesar de estranho, acho que sim, que houver sensiblidade da professora, como houve tua se faz necessario as orientaçoes e é legal que tenha ficado atenta a isto!!!!!

Hegli disse...

Pois é minha amiga... e vc como dentista e artista, poderia me sugerir algo para inserir este tema e a preocupação com o asseio bucal em minha aula??? Diz que sim, diz que sim, diz que sim...hehe.
Pensa e depois me fala!
Bjus