quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

COP 15 ainda...

COP-15, de 7 a 19 de dezembro de 2009, Copenhague, Dinamarca

Tenho acompanhado as negociações do COP 15, tenho lido muito a respeito em diversas mídias. Ainda não há nada concreto além de muito blábláblá, porém acho que o saldo será positivo no final, apenas pelo fato de escancarar ainda mais um problema Global que é a responsabilidade dos governos pelas mudanças climáticas e preservação das espécies. Todos somos responsáveis, mas faltam leis especificas, falta cumprimento das existentes, falta respeito ao próximo, informações consistentes, orientação a população... enfim, os governos tem de estar na dianteira, não tem como fugir disto.

Mas... o que tem me deixado indignada, irritada mesmo, são tantas opiniões e críticas de ESPECIALISTAS sobre o assunto. Meu Santo Deus, eu não sabia que existia taaaaaannnto especialista com tantas soluções. Eles apontam o problema, tascam a solução, criticam os desempenhos, criticam a população, culpam fulano e ciclano... e eu pergunto: ONDE ESTAVAM ELES ATÉ AGORA?

Já que estão aí ao montes com tanta estatística, estudo, solução miraculosa porque não se juntaram bem antes e formaram a comissão dos especialistas. Apontar culpados é fácil. Filosofar sobre o tema é lindo, mas precisamos mais que isso... precisamos de menos especialistas em romance, ficção cientifica e auto ajuda. Precisamos mais de ações, de informações claras, precisamos da verdade na mídia, não do espetáculo e do achismo.

Desculpem me exaltar, mas é um desabafo desta humilde e iniciante “especialista” em realidade que vos fala que não agüenta mais tanta hipocrisia da mídia e nem sabe mais em que especialista acreditar de fato. Espero ainda que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos, e que tenha juízo e ética. E que desta vez consigamos resultados. Amém!

Um comentário:

Renata (impermeável a) disse...

money!

nao sabem da onde vai vir o dinheiro.

dizem que tem a soluçao, mas, ninguem quer dar o money.


rs