segunda-feira, 2 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO MORADA ECOLÓGICA

“Morada ecológica investiga a influência da sustentabilidade na maneira de pensar a arquitetura do século 21 ao redor do mundo, aborda as principais inovações da arquitetura contemporânea ao redor do mundo e a forma como a sustentabilidade vem influenciando a maneira de pensar as construções e desenvolvimento urbano na atualidade.

A exposição traz mais de 50 projetos pioneiros de arquitetos de várias partes do globo para refletir sobre como a necessidade de preservação das já escassas reservas naturais vem alterando a maneira de pensar a arquitetura e o desenvolvimento urbano no século 21. Hoje, a permanência das indagações econômicas e sociais se amplia na preocupação com a manutenção do meio-ambiente.

Os projetos e arquitetos são divididos em quatro módulos temáticos: “Precursores do pensamento ecológico na arquitetura”, “Panorama internacional das práticas atuais”, “Contribuições sustentáveis à arquitetura francesa” e “Passando à ação”. (trechos extraídos do site do MAM)

Visitei a exposição Morada Ecológica no MAM-SP este domingo. A abordagem e a disposição das informações são interessantíssimas, o conteúdo fantástico e por diversas vezes me demorava a ler e absorver tudo aquilo afim de fazer uma resenha mental do que estava vendo. Tanto que nem me dei conta que passei mais de duas horas nela e quase pago uma multa por vencer em alguns minutos o prazo de horário do estacionamento. Recomendo!

Exposição Morada ecológica
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Visitação: até 26 de junho de 2011
Endereço: Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3 – São Paulo - SP
Link da exposição: http://www.mam.org.br/exposicoes/ver/morada-ecologica

4 comentários:

tais vinha disse...

Oi Hegli, que dica boa! Vale uma ida a Sampa! Bjs

Hegli disse...

Olha Taís, uma das coisas que mais me chamou a atenção na exposição foi o fato de que as moradias na Europa são compactas e funcionais, dificilmente há mais de um banheiro para cada casa, espaços bem planejados, muita luz natural bem utilizada...
E por aqui (no Brasil) ainda vigora a sensação de status por quantidade de banheiro. Tenho um conhecido que tem um apartamento com 4 suites, 1 lavabo e mais 1 mini banheiro de empregada. Ou seja, 6 banheiros para uma familia de 4 pessoas que mal ficam em casa!
E também, pelo que li lá nos textos da exposição, as leis regulam a altura dos predios e perímetro onde são construidos, evitando o uso de elevadores e incentivando a ventilação entre os blocos e passagem para a luz natural, são respeitadas nesses locais que citei.
Acho que você vai adorar (e domingo é grátis)!!!!!!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Hegli, muito boa dica a todos seus seguidores !!! às vezes ficamos preocupados com as cidades e acabamos por esquecer as unidades (as casas, os edifícios). E este aspecto é tão importante quanto... é preciso (e possível) construir de maneira racional, com menos desperdício de materiais, bem como obter edificações racionais, que aproveitem melhor a disponibilidade dos recursos naturais (principalmente a luz solar e os ventos), e sejam muito acolhedoras e agradáveis. Bjs. Carlos Henrique

Hegli disse...

Bom Carlito, vc é arquiteto, então falou tá falado, hehe! Beijão