quarta-feira, 13 de maio de 2009

VAMOS SALVAR O PLANETA?

O que anda acontecendo com as propagandas e comerciais? Estão numa crise de criatividade ou todas usam a mesma frase para não ficar de fora do modismo. Até a Natura (que eu prezo tanto em sua publicidade politicamente correta) caiu na armadilha de “SALVAR O PLANETA”, tsc, tsc. Fico me perguntado como é que esse negócio se dá? Quem é o herói pra um “salvamento” deste porte.

Creio que CIVILIZAR O PLANETA seria mais adequado (rs), mas não dá pra usar esse termo porque todos já se acham super CIVILIZADOS, embora joguem papel no chão, latas e pontas de cigarro pela janela do carro, xinguem o vizinho, comprem dvd pirata, furem fila, tomem banho de 40 minutos, transfiram pontos de multa para o nome de terceiros... Enfim, SALVAR O PLANETA tá mais fácil!

******************************************
Civilizar
verbo
1. Fazer sair do estado de barbária.
2. Melhorar, sob o ponto de vista intelectual, moral e industrial.
3. Tornar civil, cortês, polido.
Civilizado
adj.
1. Que se acha em estado de civilização.
2. Urbano, cortês.
******************************************

A frase que dá titulo a esse post virou moda, os bancos citam isso, indústrias, pod casts, cartazes, folhetos, panfletos desde os mais sofisticados até aqueles que são entregues nos cruzamentos em avenidas. Nesses últimos vem escrito em letra quase ilegível de tão pequena: “não jogue este folheto em via pública, vamos salvar o planeta”. Seria até bacana se a distribuição dos mesmos não feita por mão de obra infantil, quase escrava... tsc, tsc. Salva-se o planeta e destrói-se os seres que nele habitam... qual o saldo disto tudo?

O nosso Planeta precisa ser salvo? Não sei. Vivemos nele, precisamos dele, mas ele viveria bem sem nós, aliás, bem melhor. Segundo Genebaldo Freire, “O que está em risco é a sociedade humana, conceitos de bem-estar, democracia, respeito ao próximo, organização social. Isso está ameaçado porque tivemos uma educação que nos remete a sermos consumidores úteis e não a pensarmos a relação com o ambiente. Somente nos últimos tempos, com o aquecimento global, percebemos a necessidade de mudanças radicais em nosso estilo de vida”. (Não há possibilidade de desenvolvimento sustentável. Entrevista concedida no Ceará em 25/11/2007. (
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=490399)

Podemos nos tornar heróis mais reais, começando por “salvar” nossa relação com o ambiente em que vivemos e com as pessoas que convivemos, com pequenas ações em casa, na escola, no trabalho, no bairro, na cidade. Que tal hastear a bandeira branca para nós mesmos?

5 comentários:

Taís Vinha disse...

Hegli, salve! Que bom contar com uma blogueira do seu quilate. E que morde, hehehe. Adorei o visual, e os textos de abertura. Muito pertinentes. A publicidade está dando tiros nos pés. É tanta falsa promessa, tando discurso vazio, que as novas gerações não acreditam mais em nada. É como bactéria resistente ao antibiótico. E dá-lhe pesquisas, e gasta-se uma fortuna com consultores para tentar encontrar uma forma de atingir os "inatingíveis". Para mim, só há uma saída: atitude. Ninguém mais acredita em bla, bla, bla de publicitário. As empresas que querem sobreviver muito bem obrigada daqui para frente terão que fazer o que pregam. Terão que realmente agir para "salvar o planeta" ou pelo menos a sua vizinhança, porque senão serão mais um folhetinho desperdiçado que entupirá um bueiro. Belo começo. Um beijão!

Hegli disse...

OOOOOOIIII TAÍS, eu que digo "Que bom contar com uma blogueira do seu quilate", foi o primeiro comentário do blog da minha vida, hahaha. Obrigada querida. Assim que eu dominar esse lance de blog (tô meio analfablognética ainda) vou colocar vc aqui, embora já tenha divulgado seu blog a todos que conheço. Sem muuuuuito bem vinda!
Bjus
Hegli

Hegli disse...

Olha a emoção...
Agora vai direito: SEJA muuuuuito bem vinda querida!
Bjus

Claudia disse...

OI Hegli,

paabéns pelo novo blog. Também gostei muito do visual e do conteúdo. Vou colocar um link para o meu, depois você pode reciprocar se quiser, ok?? :-)

Beijos, sucesso sempre,

Claudia

http://leschonski.blog.terra.com.br

Claudia disse...

Oi Hegli,

parabéns pelo blog, também gostei muito do visual, o conteúdo com certeza será sempre interessante!!

Bem-vinda ao mundo dos blogueiros...

Beijos, suceso sempre,

Claudia

http://leschonski.blog.terra.com.br