terça-feira, 16 de junho de 2009

O PACTO GLOBAL


Cada vez mais temos cada vez menos motivos para dizer que não sabemos ou não temos informação e apoio em práticas mais sustentáveis. Ontem pela manhã participei de uma reunião na Fiesp sobre o PACTO GLOBAL, que além de esclarecedora, foi muito didática. E se um dos princípios da Educação Ambiental é dividir e divulgar essas boas informações vamos lá!


O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Bárbaro!

Ele foi lançado durante o Fórum Econômico de Davos, em 1999, pelo Secretário-Geral da ONU na época, Kofi Annan que desafiou os líderes empresariais a adotarem o Pacto, tanto em suas práticas corporativas individuais como no apoio às políticas públicas apropriadas. A idéia da criação do Pacto Global considerou que as empresas são protagonistas fundamentais no desenvolvimento social das nações e devem agir com responsabilidade na sociedade com a qual interagem. Nada mais razoável visto que na medida em que se envolvem nesse compromisso, contribuem para criar uma sociedade mais justa e compreendem mais profundamente as oportunidades existentes num contexto social complexo e dinâmico.

A adesão ao Pacto ocorre com a assinatura de um documento em que se estabelece um compromisso da empresa em apoiar em suas práticas de negócios os 10 princípios baseados em quatro eixos: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anti-Corrupção. Não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. Não! É simplesmente uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, através de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Por isso, todas as empresas do mundo, sem distinção da que área em que atuam nem de que tamanho sejam, são convidadas a participar.

O objetivo do Pacto Global, portanto, é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e os objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados em quatro áreas que foram escolhidas por possuírem um potencial efetivo para influenciar e gerar mudança positiva, listadas a seguir:

(Direitos Humanos)
1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos. (Trabalho)
3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5) A abolição efetiva do trabalho infantil; e
6) Eliminar a discriminação no emprego.
(Meio Ambiente)
7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9) Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
(Contra a Corrupção)
10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Vamos colaborar? Visitem o site, entendam a proposta, divulguem o que já sabem e, se possível, incentivem empresas a aderirem ao Pacto Global! Que tal!?
www.pactoglobal.org.br/

2 comentários:

Renata (impermeável a) disse...

Sabe, fiquei com vontade participar de algum pacto....Será que foi esta a mesma impressão que empresários tem do pacto?

Teoricamente muito empolgante.....

Hegli disse...

Re, vc é impagável...rs
Pelo menos naquela reunião a maioria dos participantes eram signatários do Pacto e estavam empolgados, hahaha...
Bju Re