sexta-feira, 3 de julho de 2009

"A HISTÓRIA DAS COISAS"

Olá! Quanto tempo não?
Ando correndo tanto que não consegui postar o meu texto de quarta feira... enfim, vou fazer melhor que isso. Tenho recebido alguns pedidos de dicas de vídeos e textos para trabalhos relacionados ao meio ambiente e hoje acabei escolhendo um dos meus favoritos para recomendar.
Este vídeo que sugiro, chamado “A história das coisas” é americano*, tem algumas peculiaridades daquela nação, mas ao mesmo tempo mostra de forma realista e didática os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista.
Ele apresenta por etapas os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, sem fatalismo, sem ameaças vazias ou de forma incompleta.
É um ótimo material para trabalhar a reflexão e o debate com público infanto-juvenil e adulto. Com ele podemos abordar vários assuntos diretos e indiretos e com isso ganha-se em qualidade e quantidade já que a partir dele há a opção de criar planos de aula co-relacionados (como por exemplo: preservação, extração, matérias primas, fabricação, contaminação, poluição, consumo, lixo, ética, cooperação, mobilização etc).

Está disponível em várias versões para download no site
http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=download
Bom vídeo e boa aula!
E até semana que vem!


* Dublagem: Nina Garcia

Nenhum comentário: