segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FÉRIAS, VIAGENS... CAMPANHA GLOBAL PASSAPORTE VERDE

O Brasil é uma das 20 nações que integram a Força Tarefa Internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável, uma iniciativa voluntária, que é liderada pelo governo da França, voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta. Idealizada como uma das iniciativas dessa Força Tarefa, a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita.

Trata-se de uma iniciativa que visa disseminar um conjunto de informações e de dicas de consumo consciente no turismo. O lema da campanha "Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo" é um apelo para o exercício da cidadania ambiental global e visa influenciar o turista a assumir o seu papel como um agente que pode contribuir para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita.

Com a implementação dessa campanha, o Brasil desencadeia um movimento global para estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos eficientes do ponto de vista ambiental, induzindo também o setor do turismo e toda sua cadeia produtiva a incorporar práticas socioambientais corretas.

O website Passaporte Verde (também disponível em francês e inglês) é uma das ferramentas que os turistas têm à disposição para conhecer melhor os impactos positivos ou negativos de suas escolhas pessoais e de seu comportamento antes, durante e depois de viajar.

Lá você vai encontrar dicas que vão ajudá-lo a viajar como um turista consciente, incluindo a escolha do destino, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas.

E boa viagem!!!

Leia mais: http://www.passaporteverde.gov.br/

2 comentários:

Lua Nova disse...

Fiquei encantada com seu blog. Minha filha terminou Gestão Ambiental e eu mesma sou muito ligada à natureza e aos animais de forma geral.
Acho essa iniciativa maravilhosa e vou divulgá-la no meu blog, que aliás, eu a convido para conhecer.
Beijokas e seguindo...

Hegli disse...

Seja bem vinda Lua Nova...
Adorei seu blog tb!
Bjus