sábado, 6 de outubro de 2012

O DIA DA CRIANÇA E O CONSUMISMO



No mês de outubro, há uma data que atualmente é a mais importante para as crianças depois do dia do aniversário e do Natal: o Dia das Crianças. E tem mais, nesse dia roupa não vale, tem que dar brinquedo (pelo menos é isso que a mídia nos diz a todo o momento).
Acho engraçado como arrumam dia para tudo e para todos, e o pior de toda essa história é que as crianças são as mais manipuladas e as mais manipuladoras em relação ao seu dia. A mídia bombardeia os pequenos com informações de brinquedos maravilhosos, itens com super inovações tecnológicas, as marcas são aliadas a famosos personagens... E são inúmeras as mensagens dizendo que a criança “tem que ter” isso ou aquilo para ser popular, ser aceita, ser “da turma” e por aí vai... para SER tem que TER.
E as crianças começam com a chantagem emocional abusiva, com argumentos absurdos e em muitas famílias com birras, pirraças e chateações. Para muitos pais é mais fácil comprar logo o brinquedo do que aguentar a manha, ou ainda mais prático do que dar uma negativa a criança e explicar que não vai ganhar porque não precisa.
Em casa meu filho perguntava para mim desde os 4 anos (hoje com 11): "Mãe, porque todas as outras crianças ganham presente do dia das crianças e eu não?" E eu respondia:
“Porque alguém inventou um dia para todos os pais e mães se enfiarem em lojas de brinquedos lotadas e darem brinquedos na mesma data para todas as crianças. Você ganha brinquedo quando nós achamos algum brinquedo muito bacana, independente do dia ser "da criança" ou não!- trato feito e estabelecido, e sem traumas, rs!
 
 O Instituto Alana desenvolve um trabalho pioneiro e muito sério em relação ao consumismo infantil e que este “é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma inconsequente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social.” E diz mais, que “ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia nos dias atuais e não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente”.
Ou seja, não é porque não se tem filho que a responsabilidade não seja de todos. Em casa, com os parentes, na escola, no trabalho vamos dizer não a essas imposições absurdas que são colocadas a todas as crianças e adolescentes diariamente. Por uma infancia livre de consumismo! http://infancialivredeconsumismo.com/
 

Nenhum comentário: