quinta-feira, 11 de março de 2010

CRIANÇA E CONSUMO



Acontece na próxima semana o 3º Fórum Internacional Criança e Consumo na cidade de São Paulo. Esse tema me instiga, me provoca e, muitas vezes, me aborrece.

Me instiga e me provoca porque sou mãe de um menino de 8 anos de idade e percebo que mesmo exposto uma “tsunami” de propagandas em canais de TV a cabo, lojas, shoppings, mercados e “tendências” expostas pelos colegas da escola ele não tem o impulso consumista que a maioria das crianças de sua idade tem. Daí concluo que os pais têm grande responsabilidade no consumismo infantil.

Desde pequeno nós conversamos sobre o ato de consumir, fazemos perguntinhas simples que nos ajudam a definir uma compra: EU PRECISO DISTO? ISTO VALE O PREÇO QUE ESTÃO COBRANDO? COMO E ONDE ISSO FOI FABRICADO? Sempre tentei abarcar os aspectos ambientais, econômicos e sociais de forma didática e simples.

Ontem, no supermercado perguntei: Você quer um ovo de páscoa filho? Ele respondeu: Não, está muito caro. A moça ao lado sorriu constrangida: Nossa, uma criança rejeitar um ovo de páscoa!? Compramos uma barra grande ele foi embora feliz por um terço do preço, com a mesma quantidade da mesma marca de chocolate.

São perguntinhas tão singelas e que geram uma reflexão enorme, ponderação que hoje em dia a maioria dos pais não sabe fazer, o que dirá ensinar. Questionar o consumo, o ter por ter, ou ter porque todo mundo tem, o valor das coisas sob diversos aspectos ajuda a criança a pensar a respeito do que ela realmente necessita para se sentir segura.

E tem mais, a idéia de que ela não precisa “ter” tudo para ser aceita ou se sentir bem a fará entrar em contato com valores e princípios éticos que serão a base de seu comportamento como adulto. Saber argumentar, saber pensar e refletir são atitudes que são aprendidas ao longo da infância e adolescência, não dá para comprar em alguma loja do shopping center mais próximo.

E por fim, me aborrece porque esse ímpeto consumista desvia a criança de um direito que todas elas tem que é o DIREITO DE BRINCAR. As brincadeiras são essenciais para estimular a criatividade e socialização desses pequeninos seres em desenvolvimento. É um dever dos pais e direcionar a energia da criança para brincadeiras criativas, essenciais ao desenvolvimento humano saudável, tanto quanto ensiná-las a consumir com responsabilidade. E a escola pode ser uma grande parceira nesta caminhada!

10 comentários:

Bel_salem disse...

Olá Hegli,

Vim pelo blog da rosely sayão. Seus comentários lá são bem bacanas então achei que seu blog também seria. E, realmente, adorei a matéria. Meu filho tem 11 anos e também não é consumista. É possível sim criar crianças menos ansiosas pelo ter. Ele não se interessa pelas intermináveis coleções que todos fazem e logo saem de moda. Esse ano foi para uma escola pública federal. Está gostando. Um colega, também novato, estava com medo de frequentar a escola pelo que ouvia dos adultos (não da sua família) sobre os alunos de escola pública. Incrível como nós adultos passamos essa visão de que ter e estar com os que têm é o que nos torna melhores. Ainda bem que, por outro lado, existem pessoas espalhando idéias bacanas na cabecinha das crianças. Vou acessar o site do Fórum e ver o que vai ser discutido. um bj

Hegli disse...

Oi Bel,seja bem vida! Muito legal ler seu comentário. Lá no blog da Rosely, onde eu participo há muuuuuito tempo, acabo levando muita “porrada” por minhas idéias, rs... Não sei se é por algumas pessoas acharem que o que falo e faço é IMPOSSÍVEL. E vc sabe que não é! Neste blog tento falar de vários aspectos sociais, ambientais e culturais da educação ambiental, porque uma coisa está ligada a outra, isto é fato!
Visite outras postagens e continue participando. Se quiser que eu lhe mande atualizações me mande seu email com assunto ATUALIZAÇÃO DE BLOG. (heglisk@yahoo.com.br)
Bj

Renata (impermeável a) disse...

Hegli,

SEmpre quando na possibilidade de ter filhos............. penso no medo de ter uma criança consumista, porque vejo amigos meus superrrrr "descolados", que tem filhos horrivelmente consumistas e pior os vejo indiretamente estimulando as crianças, como uma tentativa desesperada de ve-los aceitos na sociedade e por isto bem sucedidos.

Acho mesmo muito dificil conter isto, nao vejo mudança nenhuma no comportamento dos pais para que isto mude.

Quando tiver filhos, vou morar em uma chacara....... bem distante dos ben10s, de barbies e de kelloy kits...


rsrsrsr

beijos.

Hegli disse...

Pois é Renata, essa urgência dos pais em mostrar super filhos para ser aceito pela "sociedade" tb me incomoda demaaais...

EU TB QUERO MORAR NA CHÁCARAAAAA!

Bjão!

Blog do Desperdício disse...

Oi, Hegli! saudade dessa batalhadora!
Sou uma blogueira chinfrim pois depois que comecei a trabalhar no DPH não consegui mais acompanhar nada nem postar nada. Mas comentando sobre escolas filhos e consumismo estou lidando com minha escolha de escola justamente para garantir esse ponto de vista na cabecinha do meu mais novo.Mas não consigo lutar com uma coleção de tias e pai que não fazem outra coisa senão estimular esse tipo alienado de inserção na sociedade.
E trabalhando o dia todo, vejo que não consigo evitar as babas eletronicas... tv, PC, e DSi e video game... além de todas a luzes da casa acesas!!!
Estou pensando seriamente numa ecovila... comunidade alternativa... MESMO!!!!

Hegli disse...

Oooooi Lucia, saudades!
Também travo uma batalha com uma coleção de parentes em relação aos milhares de presentes desnecessários ou excessivos. E olha que o meu filho é único: único filho, sobrinho, neto, afilhado... foi complicado fazer todo esse povo compreender e aceitar o meu ponto de vista, masssssssssssss a notícia boa é que está dando certo, aos poucos, rs.
E volte a postar no seu blog sua danada, e me avise!
Bjão

cris disse...

Oi, Hegli.
Como sempre adoro seus posts.
Você conhece a minha filha. Eu tento passar bons valores, mas não consigo. Ela é terrrivelmente consumista.
A família (salvo raras exceções)não ajuda em nada, pelo contrário, são presentes e mais presentes.
Tomara todo mundo lesse seu blog. Quem sabe daqui um tempo as coisas melhorassem...
Ah, tem lugar para mais uma nessa chácara?
cris

Hegli disse...

OOOOOOOOOOiii Cris,
Bom ter vc aqui menina!
Estou quase mudando minha profissão e abrindo um empreendimento imobiliário. Talvez uma Ecovila, rs.
Brincadeiras à parte... quero pedir que apareça mais no blog, nos ajude a discutir esses assuntos...
Você é muito bem vida!
Bjus
Hegli

Tais Vinha disse...

Flor do campo! Que saudade! Lindo este texto. Disse tudo. Qual recado os pais estão dando aos filhos? Outro dia veio aqui em casa um pai de um amiguinho do meu filho e ele falou que gostava que o menino viesse aqui pra sair um pouco do computador. Achei legal o interesse e a preocupação do pai. Dias depois, conversando com o garoto, ele me conta que tem: computador, play station 2, nintendo wii, nintendo DS, IPhone(!)...e vãobora...Aí me bateu o "pensativo": se o pai se preocupa, porque entope o menino de parafernália eletrônica? Faz sentido? Para que tanto?

Portanto, palmas pro seu texto: a chave está em nós. Questionar, perguntar, levar à reflexão e, de vez em quando, dizer não!

Bjs!

Tomara que te encontre no Forum!

Hegli disse...

Oooooi Taís!!!! Acho que o melhor de voltar é receber vcs aqui sabia! Que delícia.

A tecnologia é boa, mas nada substitui a brincadeira não é? O meu filho rola no quintal com as cachorras, me ajuda a lavar o quintal de sunga (rs), andamos de bicicleta na rua, vai ao parquinho e vive todo ralado.
Uma vez, numa festa da família, ele tinha 5 anos e tinha levado 7 pontos no queixo fui obrigada a ouvir o seguinte absurdo: NOSSA, ELE VIVE MACHUCADO NÉ? COMPRA UM VIDEO GAME DO BOM QUE ELE NÃO SE MACHUCA MAIS.
Fiquei pensando, pensando, pensando... nem falei nada. Um comentário desses não merecia uma resposta não é!?
Bjão
Vou ao Fórum dia 17! Nos vemos!!!