quarta-feira, 23 de junho de 2010

A HERMENÊUTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Hermenêutica[1] e a Educação Ambiental[2] - O conceito de interpretação ocupa um lugar central nas correntes da filosofia e das ciências sociais contemporâneas que tem buscado incorporar o referencial filosófico hermenêutico. O método hermenêutico opera com um conceito de linguagem não óbvia, onde os sentidos nunca estão colocados previamente, mas se constituem numa relação dialógica de interpretação. Assim, o sujeito não é uma consciência solitária a desvendar sentidos prontos.

Bem ao contrário de uma possível visão objetivista de interpretação, onde interpretar o ambiente seria captá-lo em sua realidade, descrever suas leis, mecanismos e funcionamento, a abordagem hermenêutica busca evidenciar os horizontes de sentidos histórico-culturais que configuram as relações com o meio ambiente para uma determinada comunidade humana e num tempo específico e, com isto, abandonar um conceito "realista" ou "naturalista" de ambiente, onde este é reduzido as suas condições e leis físicas de funcionamento.

Ao adotarmos uma perspectiva interpretativa hermenêutica na Educação Ambiental, esta passa a operar com um conceito de ambiente constituído como realidade linguística, passível de diversas leituras. A "realidade ambiental", neste caso, não se distingue da realidade da interpretação ambiental e é dentro deste repertório de sentidos sociais que pode-se acionar ênfases e construir uma via compreensiva no campo complexo das relações entre natureza e sociedade.

O papel do educador, diante da perspectiva hermenêutica, poderia ser pensado como o de um "intérprete" dos nexos que produzem os diferentes sentidos ambientais em nossa sociedade. Ou ainda, um intérprete das interpretações. A hermenêutica prefere a noção de “sentido” a de “verdade”. Pelo pressuposto hermenêutico não existiria “a verdade” no singular, pois muitas são as formas de conceber o mundo, produzindo sentidos culturais diversos. Que tal pensarmos nessa opção epistemológica para a Educação Ambiental Contemporânea e o papel do educador ambiental em tudo isso?


[1] Orientação filosófica que toma a interpretação como fundamento da compreensão do mundo e produção de conhecimento.
[2] Este texto é parte do meu estudo do curso especialização em Educação Ambiental concluído em 2008.

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